Vamos falar agora sobre um mal que muitos idosos e não somente eles, mas também os jovens vem sofrendo: a dor na região lombar. Esta pode causar muito desconforto e incapacitar as partes motoras de uma pessoa, tendo em vista que provoca dor no fundo das costas e pode manifestar na distribuição do nervo ciático. A seguir encontre tudo sobre Tudo sobre Lombalgia:
Tudo sobre Lombalgia
Características de uma dor lombar:
Ocorre na parte inferior da coluna vertebral, essa dor pode tanto ser aguda, como crônica. A dor aguda dura algumas semanas, porém a crônica pode durar 12 semanas ou até mesmo uma vida toda se não solucionada. A dor pode ser sentida também na parte frontal da coxa e nos glúteos.
Algumas causas:
Como a região lombar é localizada na parte inferior das costas, abaixo da caixa torácica e acima do sacro que liga a coluna à bacia, ela é mais larga que as outras partes de nossa coluna, e suporta mais nosso peso e movimentos, fazendo com que haja maior pressão, forçando os músculos, discos, ligamentos e assim obtendo traumas e dores na região.
Outras causas para a dor , são a falta de postura, seja ele para sentar, levantar, carregar objetos pesados, ou fazendo um exercício físico de maneira errada.
Outros fatores são: a deformidade, o fator emocional , osteoporose, traumas por quedas, artrose, câncer, disfunção da articulação, estiramento muscular e de ligamento, entre outros.
Sintomas:
- Limitação do movimento do quadril e da pelve;
- Incômodo para caminhar;
- Dor na hora de dormir;
- Dor do ciático
- Formigamento dos glúteos, coxas e até mesmo pés.
- Espasmos musculares.
- Dor nas costas intensas
- Dificuldade para caminhar com as costas eretas.
Tratamentos:
O médico irá prescrever de acordo com o tipo característico da dor. Há tratamentos com bolsas de água quente, massagens, alongamentos corretos, atividades físicas, acupuntura, fisioterapia e também com remédios prescritos para desinflamar a região, combatendo a dor. Há casos raros onde será necessário a intervenção cirúrgica, quando a dor afeta as habilidades motoras.
Lembrando que é contra indicado se auto medicar. Procure um médico e faça o tratamento de forma correta para poder aproveitar a vida. Faça atividades físicas de forma correta, tenha uma alimentação equilibrada e saudável, sempre corrija sua postura, nunca dobre a coluna ao abaixar e sim seus joelhos, não fique curvado por muito tempo e cuide de seu peso.