Cotação Online

Digite a quantidade de pessoas por faixa etárias de idade

Pressão alta: reconheça os sinais!

A preção alta é uma doença que afeta grande parte da população brasileira, além de afetar muitos outros lugares do mundo. A hipertensão arterial – ou, pressão alta – é o aumento anormal, por um longo período de tempo, da pressão que o sangue realiza ao circular pelas artérias do corpo.

A pressão pode variar durante o dia, sendo mais baixa em uma pessoa deitada, e mais alta quando nos movimentamos, pois o cérebro entende que precisamos de mais energia.

O indivíduo é considerado hipertenso quando sua pressão fica maior ou igual a 14 por 9 durante a maior parte do tempo. A partir disso, o risco de ocorrerem doenças cardiovasculares, renais, e entre outras, é consideravelmente maior.

Confira a seguir quais os sinais que o seu corpo dá para que você saiba se está com a pressão alta.

Pressão alta: reconheça os sinais!

Pressão alta: reconheça os sinais!

Como funciona a pressão que o sangue faz em nosso corpo?

Para chegar em todas as partes de nosso organismo, o sangue bombeado a partir do coração exerce uma força natural contra as paredes internas das artérias. Os vasos sanguíneos, por sua vez, oferecem uma certa resistência a essa passagem, e é isso que determina a pressão arterial.

Consequências

Assim que a pressão fica descontrolada, o órgão que mais sofre com isso é o coração. Pelo fato de a circulação estar prejudicada pelo aperto nas artérias coronárias, ele não recebe sangue e oxigênio o suficiente, o que pode causar um sofrimento do músculo cardíaco e, posteriormente, infarto.

Além disso, o acidente vascular cerebral – ou AVC -, conhecido também como derrame, é outra consequência bastante frequente da pressão alta. Com as constantes “lutas” da pressão contra os vasos sanguíneos, as artérias da cabeça não conseguem se dilatar e ficam propensas a entupimentos, podendo se romper.

Sinais de pressão alta

É sempre bom ficar atento aos sinais que o nosso corpo nos dá. Entre os sinais da pressão alta, temos:

  • Dor de cabeça;
  • Falta de ar;
  • Visão borrada;
  • Zumbido no ouvido;
  • Tontura;
  • Dores no peito.

Portanto, se você se identificou com algum sintoma, procure um médico o mais rápido possível.