Atualmente, muito se fala sobre alimentação saudável e isso tem sido um ponto positivo. Neste post iremos falar sobre os benefícios dos legumes e das verduras, vamos lá então ver Quais os benefícios dos Legumes e das Verduras:
Quais os benefícios dos Legumes e das Verduras
Os legumes e verduras são ricos em mineiras, vitaminas e fibras e alguns deles tem relação especifica com a nossa saúde, a inclusão desses alimentos acarretam benefícios para a nossa saúde. De acordo com a “pirâmide alimentar” da Organização Mundial da Saúde, o correto é comer todos os dias 4 a 5 porções de hortaliças, grupo alimentar dos legumes e das verduras.
Vejamos agora os benefícios de cada legumes e verduras:
- Agrião: Fonte de vitamina C e ferro, iodo e betacaroteno. Atua diretamente no sistema digestivo, circulatório e respiratório. Esse alimento é bom para os fumantes, pois age como antidoto aos efeitos tóxicos do tabaco. Também ajuda no tratamento do câncer de pulmão, cegueira e câimbras.
- Alface: Rica em potássio, cálcio, fosforo, ferro, vitamina A, C e niacina. Ela atua como sedativo, calmante, analgésico, cicatrizante , depurativo e desintoxicante. Ajuda no tratamento contra insônia e perturbações gerais do sistema nervoso, dores de cabeças crônicas e tosse. Auxilia o organismo a combater o câncer.
- Aipo: Rico em cálcio, potássio e vitaminas A e C. Suas propriedades ajudam a eliminação de gases intestinais e na eliminação de toxinas. Alimento ideal para quem sofre de gota e infecções urinárias.
- Aspargo: Tem vitamina A, C, cálcio e ferro. É indicado geralmente para quem tem eczema, doenças de pele, acne e afecções de rins. Por ter poucas calorias e hidrato de carbono, é ideal para quem quer emagrecer ou manter seu peso.
- Batata: Rica em cálcio, potássio, fibras, carotenos e vitamina C. Auxilia no tratamento do câncer, dores de estomago e enfermidades do intestino. Evita a formação de coágulo sanguíneo e reduz o risco de doença cardíaca.
- Beterraba: Rica em açúcar, proteínas, fibras, vitaminas A, complexo B, vitamina C, ferro, zinco, sódio, potássio e magnésio. Auxilia no combate a anemia, perda excessiva de líquidos , prisão de ventre e problemas de fígado.
- Brócolis: Rica em vitamina A e vitamina C. Sais mineiras como potássio, cálcio, ferro, selênio, cromo e ela também contém fibras. Ela também tem propriedades antioxidantes, anticancerígenas, age contra o câncer de próstata, de pulmão, cólon e mama. Reduz o colesterol.
- Cenoura: Rica em vitaminas A, vitaminas C e E, fibras, betacaroteno, potássio, ferro, cálcio e zinco. Com propriedades dietética, alivia a azia. Ela é benéfica para o estomâgo e aparelho digestivo.
- Couve: Rica em vitamina C, ferro, cálcio, fosforo, betacaroteno e fibras. Ótimo laxante, ótimo para úlceras gástricas, dores reumáticas, combate a artrite e cálculos renais.
- Repolho: Rico em vitamina A, C, cálcio, fosforo e potássio. O repolho auxilia a purificação do sangue, estimula a digestão, opera contra o envelhecimento precoce, auxilia na queima de gordura, diabetes, colesterol e úlcera.
- Pepino: Rico em ferro, enxofre, potássio, fosforo e betacaroteno. Ele é diurético, bom para a pela e envelhecimento e ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico.
- Nabo: Rico em vitaminas A, do complexo B, e vitamina C, cálcio, ferro, fibras e betacaroteno. Por ser rico em fibras é bom no tratamento intestinal, reduz o colesterol, diabetes, cálculos e obesidade.