Cotação Online

Digite a quantidade de pessoas por faixa etárias de idade

Surto Da Síndrome Mão – Pé – Boca, Pais Vocês Sabem O Que É?

Nas creches e nas escolas é muito fácil pegar alguns tipos de problemas virais e contagiosos, e um desses problemas é o surto que mais têm se visto, que é Surto Da Síndrome Mão – Pé – Boca. Veja tudo sobre esse assunto agora em nosso post.

Surto Da Síndrome Mão – Pé – Boca, pais vocês Sabem o que é?

Surto Da Síndrome Mão - Pé - Boca, pais vocês Sabem o que é?

Síndrome Mão – Pé – Boca, o que é?

A síndrome mão – pé – boca ( SMPB sigla em português) é um problema muito comum em crianças , que se trata de nada menos que um tipo de infecção viral e contagiosa , que é caracterizada por feridas nas partes orais e erupções nas mãos e pés. Esse problema é causado pelo vírus Coxsackie que faz parte da família do enterovírus que moram no sistema digestivo e podem causas estomatites (aftas que atacam a mucosa da boca).

Essa síndrome também pode acontecer em adultos, contudo é mais vista em crianças e bebês, e ela desaparece sozinha depois de alguns dias, pois não indica algo mais grave, a menos que,pelo fato da criança estar com a garganta inflamada por conta da síndrome, ela possa ficar sem querer se alimentar e beber, ocasionando uma desidratação.

Existem também outras formas dessa síndrome acontecer , por outros tipos de vírus, como por exemplo pelo vírus: Enterovirus A71 que é a forma mais perigosa, podendo se complicar em casos de encefalite, meningite ou miocardite (inflamação do músculo cardíaco).

Transmissão da síndrome

Como ela é uma infecção viral contagiosa, ela geralmente é transmitida pelas secreções da via respiratória, secreções das feridas das mãos e/ou dos pés, ou pelo contato com as fezes do paciente . Mas também pode ser de outras formas como:

  • Beijar uma pessoa que está infectada
  • Secreções respiratórias, como tosse e espirro
  • Apertando a mão de uma pessoa infectada
  • Ingerindo alimentos feitos por pessoas infectadas que não tenham tido uma boa higienização das mãos
  • Brinquedos contaminados pelas mãos sujas dos pacientes que estão infectados
  • Contato com roupas de pessoas contaminadas
  • Trocando a fralda de bebês contaminados

A síndrome é mais está contagiosa, na primeira semana da doença, contudo mesmo depois da doença ter ido embora, os vírus ainda estão sendo eliminados pelas fezes por mais alguns dias .

Em adultos que estejam com os vírus , não há desenvolvimento de sintomas, porém eles podem ser os  transmitores do vírus e se não houver uma boa higienização, eles podem passar para os filhos.

Sintomas da Síndrome Mão -Pé – Boca

  • Febre alta alguns dias antes do surgimento das lesões
  •  Aparecimento na boca, amídalas e faringe de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem aumentar para ulcerações muito doloridas
  • Erupção de pequenas bolhas, sendo geralmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas pode acontecer também nas nádegas e na região genital.
  • Falta de apetite
  • Mal estar
  • Vômitos e diarreia
  • Dor de garganta , causando dificuldade para comer, ocasionando assim uma desidratação nas crianças;

O período de incubação é de 1 semana.

Tratamento da Síndrome

Não existe tratamento, e também não existe vacina para essa síndrome. Ela desaparece sozinha depois de alguns dias, então é o médico que indicará o uso de antitérmicos e/ou anti-inflamatórios. Sendo os medicamentos antivirais usados apenas em casos mais graves. E é importante que o paciente se alimente direito, faça repouso e se hidrate tomando muito liquido.

Para contratar planos de saúde em Itu é só entrar em contato com um corretor aqui da cidade e tirar todas as suas duvidas.