Sabe -se que 40% da população brasileira sofre com essa condição, você sabe o que é, e qual o melhor tratamento? Entenda a seguir o que é Intolerância à Lactose:
Tudo sobre a Intolerância à Lactose
O que é a Intolerância à Lactose?
A intolerância à lactose, nada mais é que a incapacidade de digerir completamente o açúcar (lactose) presente nos produtos e alimentos lácteos, como o leite propriamente dito e seus derivados. Isso ocorre por conta de uma deficiência na produção de enzima lactase, responsável pela síntese da lactose.
Há vários níveis de intolerância à lactose, ocasionando que algumas pessoas tenham sintomas mais severos do que as outras. Geralmente os sintomas mais comuns são : diarreias, enjoos, cólicas abdominais e febre.
Ainda não existe a cura para este problema, porém há tratamentos que auxiliam o paciente a conviver melhor com este problema.
O paciente que sofre deste mal, terá de mudar sua alimentação, evitando o consumo de produtos lácteos, ou fazer uso de medicamentos/suplemento de lactase.
Para que a lactose seja digerida pelo nosso organismo, é necessária a ação de uma enzina chamada lactase, que é comum em todos os mamíferos, e em nós seres humanos, ela é produzida no intestino delgado. Então quando ocorre intolerância à lactose, quer dizer que há uma deficiência na produção de lactase, fazendo com que a presença de lactose no organismo por meio da ingestão de leites e derivados cause sintomas como : náuseas e diarreias.
Existem alguns fatores de risco , que são:
- Nascimento prematuro
- Idade
- Doenças como : doença de crohn, gastroenterite, doença celíaca.
Sintomas:
- Náusea
- Azia
- Dor abdominal
- Irritação intestinal
- Diarreia
- Vômito
- Inchaço
- Perda de peso pelas crianças pequenas e bebês
Tratamento:
Infelizmente não há cura, porém há tratamentos que ajudam a melhorar os sintomas e ter uma qualidade de vida melhor, como : Suplementos Enzimáticos , alimentação especial, probióticos e prebióticos, caldo de osso e medicamentos.
Vale ressaltar para nunca se auto medicar diante de uma crise, ou dor, procure sempre um médico, tenha uma rotina saudável e faça certinho o tratamento recomendado pelo seu médico, para obter assim uma melhor qualidade de vida.